Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog música para alma vibrar!

Música para alma! # 570

 

Bom dia, meus queridos!

 

Ontem, tal como vos disse não consegui fazer o post sobre o novo orçamento de estado para 2019 e até foi bom, porque no telejornal da noite, já  avançaram com algumas alterações e certezas, o orçamento foi entregue ontem no parlamento e estará em debate até ao final do mês de Outubro.

Este assunto é importante, porque vai afectar a nossa vida!

 

As principais medidas vai ser a descida do preço dos passe sociais em todo os país, acreditem que vai fazer a diferença em muitas famílias, eu pago todos os meses 43,25€, a minha colega por exemplo paga quase 100€ e temo mais colegas que moram na margem Sul e pagam ainda mais, só para o passe é um arrombo no final do mês!

 

Os manuais escolares vão ser gratuito até ao 12º ano, os pais vão puderem poupar muito dinheiro e o mês de Setembro, será um mês de menos sufoco, então para quem tem mais de um filho...

Eu bem, me lembro a média que o meu pai gastava nos livros todos os anos, com esta medida as editoras também vão deixar de estar sempre alterar os manuais escolares em  pouco tempo e as escolas vão ter uma escolha mais uniforme!

As propinas também vão levar uma redução, neste caso afecta pobres ou ricos, mas na minha opinião é uma boa medida!

 

O investimento público vai aumentar 7%, os Ministérios que vão ter mais financiamento são o do Mar, trabalho e da saúde, só na saúde que bem precisa vão ser investidos 500 milhões!

 

As verbas para a cultura e ciência vão aumentar, têm sido negligenciadas há anos, o IVA para os espectáculos ao vivo, vai baixar de 13% para 6%, promovendo a cultura  e dando mais fácil acesso, ao comum mortal.

 

Foi aprovado em parlamento os aumentos na função pública, vão ser atribuídos mais 50 milhões, só anda não se sabe como vai ser esse aumento e se é para todos ou só para quem tem salários baixos, claro que 50 milhões, no universo tão grande como o público é muito pouco, mas há mais de 10 anos que quem trabalha para a função pública, seja contratado como eu ou funcionário público, não tem aumentos, só a inflação e impostos é que tem aumentado.

Vão ser também disponibilizados 750 milhões com os descongelamentos das carreiras e com promoções, haverá menos retenção na fonte e as horas extraordinárias pagas á parte, neste caso com as progressões ou promoções, pode alguns funcionários ao ver o valor do ordenado aumentar, posso subir na tabela do IRS.

O parzo de entrega do IRS também vai passar  a dois meses, iniciando a 1 de Abril e terminando a 30 de Junho, assim já não deve haver a loucura do costume e o site da finanças, supostamente já não deve bloquear!

 

As empresas viram o pagamento especial por conta terminar, o que implica não terem que pagar ao estado antecipadamente, vai beneficiar principalmente, as micro empresas, haverá também apoios para empresas do interior do país, neste campo poderia ter havido mais algumas medidas, pois as empresas geram emprego e investimento.

A tributação dos carros de empresa, a taxa do sector de energético vai ser estender-se, aos produtores de energias renováveis, que recebem subsídios através das taxas de electricidades, neste sector ainda muito fica por fazer!

 

Os emigrantes que saíram do país durante, a crise económica e regressem ao país em 2019 ou 2020, vão pagar metade do IRS até 2023, esta medida acho injusta para quem como eu ficou no país e aguentou a Troika e o apertar de cinto!

 

O governo sofreu algumas remodelações nos ministros e nos secretários de estado, o nosso presidente Marcelo, não tem dúvidas que o orçamento seja aprovado e que as metas orçamentais vão ser cumpridas, com a folga que o crescimento e gestão orçamental permite!

 

Podem dizer que este orçamento é eleitoral, que seja é o melhor que já tivemos há anos e as famílias mais  desfavorecidas e a classe média, que perdeu muito nestes últimos anos,vão beneficiar dele e devia haver eleições de dois em dois anos, para cumprirem promessas e haver mais orçamentos deste tipo.

Não é perfeito, nem de todo fantástico, mas comparados com todos os outros anteriores é muito bom.

Só uma pessoa ingénua ou completamente sem noção da realidade é que não sabe que o capitalismo, manda no mundo e nos governos, agora a diferença é que há partidos que gostam de ver o pobre a pedir e outros que têm uma consciência mais social...

 

Depois deste testamento, está na hora de relaxar com a nova música da Rita Ora " Let You Love Me".

Stay tune!

Play

Comentar post

Header original da Mula com ilustrações de Mônica Crema

Mais sobre mim

foto do autor

Blogs de Portugal

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Lendo!

Citação- Friedrich Nietzsche

"Sem música, a vida seria um erro."

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Para quem gosta de um bom thriller, clique na imagem!

livro-o-homem-nas-sombras-mrec