Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Música Para Alma Vibrar!

Blog Música Para Alma Vibrar!

Música para alma! # 665

T5.jpg

 

Bom dia, sapinhos!

 

O post sobre a minha visita á exposição " Tutankamon, Tesouros do Egipto", era para ter saído na sexta-feira, mas não tive tempo para o fazer.

E por pouco este também, não saía devido a incompatibilidades tecnológicas.

No feriado dia 25 desafiei o Andy Bloig a visitar a exposição e acho que é seguro dizer ambos gostamos da exposição! Eu fiquei vidrada, não podendo ir visitar o Museu do Cairo, esta foi uma oportunidade único.

 

Eu sou fascinada pelo Antigo Egipto, sua arquitectura e mitologia. Não, podia perder uma oportunidade de entrar na viagem da recriação do Túmulo e dos Tesouros do faraó mais famoso. O egiptologo Howard Carter descobriu o túmulo do faráo mais jovem "Tutankamon".

 

Custa acreditar com há mil anos atrás aquele povo, foi capaz de construir as piramides e todas as suas complexas câmaras interiores com várias armadilhas para proteger os seus farós após a morte...

Quando Carter derrubou a parede que deu acesso á antecâmara do túmulo, mesmo ainda não sabendo a quem pertencia, percebeu que nunca tinha sido alvo de ataque de saqueadores. 

T1.jpg

 

T2.jpg

 

O faraó Tutankamon subiu ao trono apenas com nove anos de idade. O seu nome ficou conhecido no início do século XX, com a descoberto do seu túmulo  no Vale dos Reis por Howard Carter em Novembro de 1922.

O seu reinado foi curto pertence á XVIII Dinastia, tendo morrido jovem provavelmente no seu nono reinado. A sua verdadeira idade ainda é nos dias de hoje uma controvérsia.

A primeira foto do post, mostra a réplica da sua máscara funerária de ouro, que cobria a cabeça da múmia nos interior do caixão.

 

T4.jpg

 

O Deus Anúbis com cabeça de chacal,  conhecido pelo Deus dos mortos e moribundos, guarda a arca onde se encontrava o sarcófago, feito todo em ouro. 

 

T12.jpg

 

T6.jpg

 

A sua cartela está representada na foto em baixo. As cartelas eram onde escreviam o nome dos faraós ou mesmo das pessoas com cargos importantes. Foram descobertos vários túmulos de vários pessoas.

Adorava saber ler os hieróglifos egípcios! Ainda bem que não tenho que escrever desta maneira, sou péssima a desenho.

 

cartela.gif

 

Desculpem, entusiasmei-me! Voltando á exposição, toda ela está feita a imitar as antecâmaras do túmulo. Logo no início somos recebidos por o Deus Hórus.

O meu favorito é o Deus dos Céus, vivos e guerra. Era filho de Ósiris e Ísis.

Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua.  Matou Set, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egipto.

 

Após derrotar Set, tornou-se o Rei dos vivos no Egipto. Perdeu um olho lutando com Set, que foi substituído por um amuleto  de serpente. Os faraós  passaram a usar na frente das coroas , o olho de Hórus simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Eu adoro!

 

T8.jpg

 

Na câmara seguinte, temos mais duas estátuas e aguardámos pelo visualização de um documentário de cerca de 15 minutos, sobre a descoberto do túmulo por  Howard Carter. No filme apresentam algumas imagens da daquela altura.

 O documentário também refere  a maldição do túmulo de Tutankamon, que na altura deu muito que falar. Os vários elementos que participaram na sua descoberta, morreram todos de causas misteriosas...

O próprio Carter que tinha feito uma das descobertas do Século, morreu na miséria e esquecido!

 

t13.jpg

 

Após o filme, passámos a sala do tesouro do faraó. Ao passar por um busto gigante e dois obeliscos. Vemos as replicas das peças feitas em ouro enterradas juntamente no túmulo.

Os Egípcios acreditam na vida após a morte e deixavam todos os utensílios, comida, luxos e mesmo escravos necessários na outra vida.

Também pintavam as paredes com escritos para guiar os defuntos na travessia para o reino dos mortos. Também era habitual deixar o Livro dos Mortos, continha palavras que o defunto devia pronunciar para iludir as armadilhas que lhe são preparadas por todos os demónios e monstros das trevas.

 

egito-antigo-33-638.jpg

 

 

No tribunal de Osíris o defunto é conduzido pelo deus Hórus a Ósiris. Neste julgamento o defunto deve jurar que não cometei nenhum pecado em vida. No fim para saber se disse a verdade o seu coração é colocado num dos pratos da balança e no outro é colocado uma pluma. Se a balança ficar equilibrado, está provado que disse a verdade, o seu coração é restituído e tem permissão para entrar no reino dos mortos. Se, pelo contrário a balança pende para o lado do coração, Ammut mostro com cabeça de crocodilo, corpo de leão e patas traseiras de hipopótamo, devora o seu coração e o defunto nunca chegará ao Além...

 

T9.jpg

 

 

T11.jpg

 

Este post já está gigante, mas espero que tenham gostado de aprender um pouco sobre os faraós e costumes egípcios.

Recomendo esta exposição a todos que sejam fascinados, por histórias e arqueologia é uma excelente oportunidade.

 

Os pontos negativos são o preço dos bilhetes, 11 € é muito caro, as recordações também são muito caras, comprei uma libra egípcia por 2 €. A exposição para ficar perfeita, faltou ter pelo menos uma sala pequena descorada com os hieroglíficos, tal com nos túmulos.

 

 

Na última semana vários artistas lançaram músicas novas, que vou partilhar nas próximas semanas. O DJ Kigo está de volta com a parceria da Rita Ora " Carry On", faz parte da banda sonora do filme "Pokémon Detective Pikachu".

Já sei quem vai a correr ver o filme.

Stay tune!

 

 

 

 

 

Play:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Banner billboard da campanha 50% desconto desenvolvimento pessoal

DJ Sofia

foto do autor

Blogs de Portugal

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Citação- Friedrich Nietzsche

"Sem música, a vida seria um erro."

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Lendo!